Algumas fontes alternativas de energia já são uma realidade de residências e empresas de milhares de cidades ao redor do mundo, e a tendência, com a necessidade crescente de cuidarmos melhor do meio ambiente, é que os governos criem condições de financiamento e de legalidade de uso.
Mas você conhece as 4 vantagens de utilizar uma fonte de energia alternativa? Vamos falar um pouco deste assunto fundamental para a preservação da qualidade de vida desta e de futuras gerações.
Quais as formas de Energias Alternativas conhecidas?
Não podemos dizer que esta lista é definitiva – nela aparecem formas que surgiram bem recentemente, como a biomassa. Então, as pesquisas podem criar novas possibilidades no futuro. Porém, os investimentos e desenvolvimentos atuais giram entre algumas fontes em destaque:
Energia Solar Fotovoltaica
É a forma de energia alternativa gerada com a fonte mais natural e perene que podemos conhecer: a sol. Nas placas solares – também conhecidas como módulos fotovoltaicos, é gerada a energia contínua e em um inversor ela será transformada em energia alternada para ser usada nos equipamentos. Descubra com o especialista Tiago Barcelos, como é possível implementar a energia solar fotovoltaica em sua casa ou home office.
Energia Eólica
É a energia que obtemos a partir dos ventos, com geradores que se parecem com moinhos – os aerogeradores, com hélices que, com o movimento, produzem energia cinética, transformada em energia mecânica e posteriormente em elétrica.
Energia Geotérmica
A energia geotérmica é obtida através da perfuração do solo em locais onde há grande quantidade de vapor e água quente, que são drenados até a superfície terrestre por tubulações específicas, transportados a uma central que irá girar as lâminas de uma turbina e a energia mecânica gerada é transformada em energia elétrica através do gerador.
Energia de Biomassa
A biomassa é a matéria orgânica de origem animal – dejetos e excrementos – ou vegetal, e que pode ser usada para gerar calor, energia elétrica e mecânica. A biomassa também é utilizada na produção de outras formas de energia sólidas: o carvão vegetal; na produção de combustível renovável, como o etanol e o biodiesel; e o biogás proveniente dos aterros sanitários.
Energia Maremotriz (Marés)
É uma forma de geração de energia através das alterações de nível das marés, com barragens – aproveitando a diferença de altura entre as marés alta e baixa – ou turbinas submersas – aproveitando as correntes marítimas.
1 – As energias alternativas podem ser inesgotáveis!
Diferentemente das energias tradicionais (fósseis), as alternativas usam fontes que são perenes, como os raios solares, a biomassa (que vem do processo contínuo de geração de matéria orgânica), ventos e marés.
2 – O impacto das energias alternativas no meio ambiente é muito menor!
Os processos de obtenção de energias alternativas é muito menos agressivo ao meio ambientes – e muitas vezes não é. Os processos não liberam gases com efeito estufa, portanto são limpos.
E as interferências físicas são pequenas, como a construção de equipamentos eólicos em áreas isoladas ou a instalação de equipamentos para obter energia maremotriz.
3 – As energias alternativas geram negócios e empregos!
Este é, sem dúvida, uma vantagem importante e em todo o mundo. Os investimentos em energias alternativas são incrementais – não concorrem com as energias tradicionais – que ainda existirão por muitas décadas.
E a oferta de empregos será crescente, conforme os níveis de investimento dos governos em politicas de incentivo ao mercado. Também existe o crescimento de investidores com empresas ligadas ao setor – que por sua vez também empregam.
4 – As energias alternativas reduzem a dependência de combustíveis finitos!
A tendência ao longo dos anos é termos regiões e países cada vez menos dependentes de formas de energia tradicional, que são finitas e degradam o meio ambiente.
Outro aspecto importante é a dependência menor das economias, reduzindo o alto custo de alguns países com a importação de combustíveis.
5 – As energias alternativas reduzem o custo e permitem a criação de negócios!
Em que pese o investimento inicial, que não existe hoje para residências e empresas que usam as fontes tradicionais, as fontes alternativas geram uma grande economia no dia a dia frente às contas de energia elétrica.
Além disto, esta economia pode ser um grande incentivo para a criação de novos negócios que demandam muita energia elétrica e podem começar já no clima da sustentabilidade.