Nos restaurantes está a mais popular de todas as experiências humanas: desfrutar do prazer de uma refeição gostosa.
E para que cada um chegue neste objetivo, e com isso o seu negócio prospere, é preciso passar por uma série de cuidados diários. Você lida com alimentos e bebidas em um ambiente limpo, organizado onde eles precisam estar perfeitamente conservados.
Por isso, separei X dicas para manter um restaurante sempre limpo e organizado.
Dica 1 – Apresentação dos Funcionários
Este item é o cartão de visitas de todo o seu atendimento; por melhor que seja a refeição, a apresentação e higiene dos funcionários fará muita diferença na experiência do cliente.
É importante que os funcionários usem sempre uniforme para atendimento nas mesas, no balcão e para o trabalho na cozinha. Para o trabalho na cozinha, o uniforme deve cobrir os braços e todos devem usar toucas.
Para as mesas, o ideal é sempre usar um avental de plástico ou material sintético, por cima de um uniforme, para que ele possa ser limpo rapidamente ou trocado caso seja manchado de comida. E claro, um cuidado extremo com unhas, mãos e cabelos – presos se forem grandes.
Dica 2 – Refrigeradores
É fundamental ter cuidados com os refrigeradores do seu restaurante, pois neles estão seus itens mais importantes – bebidas e alimentos – e qualquer descuido pode colocar seu negócio em situações ruins.
Os equipamentos devem estar em perfeito funcionamento e com a temperatura sempre regulada conforme o conteúdo e o enchimento, para que mantenham os alimentos em ótimas condições de uso.
Qualquer problema técnico ou desregulagem vai impactar na conservação, os alimentos podem estragar e, dependendo do nível, não é possível perceber no preparo, mas serão sentidos pelos clientes em problemas gastrointestinais graves.
A limpeza também é importante, para evitar mau cheiro, contaminações e presenças de animais. E manter bebidas e alimentos em refrigeradores diferentes.
Dica 3 – Caixa de Gordura
Este acessório é de grande importância para locais como restaurantes, que eliminam quantidades de gordura e dejetos através dos ralos de pias.
A gordura nunca deve ser jogada diretamente nos escoamentos de pias, mas sempre há uma quantidade que acaba passando, por isso devemos ter a caixa gordura, que evita que a gordura prossiga pelo encanamento de esgoto público.
A limpeza deve ser periódica, a cada 6 meses, e isto também evita que a gordura se acumule, acabe entupindo a saída da água e retorne tudo, causando um grande transtorno que pode até interditar seu restaurante!
Dica 4 – Despensa
A limpeza e conservação da despensa de um restaurante é fundamental. Ali estarão os mais variados tipos de alimentos e materiais e é uma área que normalmente fica próxima de outros imóveis comerciais e no nível da rua, portanto mais sujeita a invasão de insetos e roedores.
Os itens nunca devem ficar no nível do chão, para evitar contato com insetos e material usado em limpezas. As prateleiras devem ser amplas, para permitir a passagem de ar e evitar o calor e umidade, além de facilitar a retirada das mercadorias e a limpeza.
Evite guardar os alimentos em potes, mesmo com etiquetas; o armazenamento de um restaurante é de médio prazo e as embalagens dos fabricantes protegem melhor, como nos supermercados.
E claro, a limpeza deve ser frequente, para evitar pragas que podem atacar os alimentos.
Dica 5 – Descarte e Coleta Seletiva de Lixo
Uma coleta seletiva é parte indispensável das condições de higiene de todo estabelecimento, principalmente os restaurantes, pela grande produção de lixo.
E neste lugares vários tipos de lixo são gerados: gordura, óleos, restos de comida, alimentos vencidos, embalagens plásticas e de vidro e outros.
O lixo de um restaurante exige um tratamento cuidadoso para que todos os recicláveis possam ser separados e destinados ao reaproveitamento e os orgânicos não sejam descartados erradamente, contaminando ou sujando as dependências do restaurante e ruas ou ficar expostos a pragas.
Para isso você pode contar com a ajuda de uma gestão de resíduos sólidos.