The-eshow Home Office Como administrar uma empresa à distância? Confira algumas dicas

Como administrar uma empresa à distância? Confira algumas dicas

Nos últimos tempos, administrar uma empresa a distância tem virado a realidade de muitos gestores e donos de negócio no mundo todo, inclusive entre os nômades empreendedores. 

E um dos grandes precursores da gestão a distância é o trabalho remoto — ou home office — que ganhou ainda mais visibilidade e destaque após a pandemia.

E independentemente, seja em uma empresa de marketing, um condomínio residencial de alto padrão, como o Areia Leblon ou uma loja, é possível tornar a sua gestão remota mais eficaz e garantir um funcionamento impecável da empresa, mesmo sem estar fisicamente no local. Confira a seguir!

Tenha uma equipe confiável

Antes de qualquer coisa, é importante que você tenha em mente que a gestão à distância só terá bons resultados se a sua equipe for realmente de confiança, com colaboradores que saibam exatamente de suas funções e cumpram a sua parte para que o trabalho flua normalmente.

Ter uma equipe excelente exige um processo de seleção adequado e minucioso, em que os candidatos sejam avaliados em cada detalhe, desde as habilidades técnicas até seus os valores, para garantir que ele se encaixa nesse modelo de trabalho.

O treinamento e a capacitação também são determinantes para se ter êxito em administrar uma empresa à distância. E para isso, uma ótima ideia, é oferecer esses treinamentos através de uma plataforma EAD (Ensino a Distância) ou conferências online. 

Marque reuniões com a equipe

Mesmo que você não esteja presente fisicamente, o contato olho no olho ainda deve ser mantido com a equipe para sentir como anda o clima na empresa, como andar os negócios e para reforçar o laço de equipe entre os colaboradores e o gestor.

Portanto, não deixe de marcar reuniões com a sua equipe para manter o funcionamento da empresa nos eixos.

Aprenda a delegar tarefas

Outro ponto importante para ter sucesso ao administrar uma empresa a distância, é saber delegar tarefas adequadamente e sair do operacional. 

Um gestor que se mantém sobrecarregado com as tarefas operacionais, não terá êxito em administrar a empresa perfeitamente. 

Portanto, aprenda a exercitar e aperfeiçoar a sua delegação de tarefas e defina líderes de equipe para cada atividade ou projeto para que eles sejam os responsáveis na sua ausência. 

Use a tecnologia a seu favor

Falar em administrar uma empresa à distância e não mencionar a tecnologia é algo impossível, afinal, ela é essencial para compartilhar informações, facilitar a comunicação, controlar o desempenho da equipe, dentre outras coisas. 

As ferramentas de comunicação e produtividade devem fazer parte da rotina de todos os membros da equipe, pois serão elas que darão a mobilidade à empresa e facilitarão todos os processos internos do negócio.

Portanto, uma ótima dica dentro desse cenário, é apostar em um sistema de gerenciamento de projetos, onde todos os colaboradores podem adicionar suas dúvidas e tarefas e você, como gestor, pode delegar funções e estar a par do que está acontecendo.

O compartilhamento de arquivos online é uma mão na roda e deve ser adotado até mesmo por empresas em que o dono do negócio atua presencialmente.

Related Post