O comércio eletrônico não se trata apenas de fazer vendas e enviar produtos. Como qualquer empresa, você precisa gerenciar o dinheiro nos bastidores – ou então sua loja online pode ter que fechar as portas virtuais.
Estamos falando sobre gestão de fluxo de caixa.
Como o comércio eletrônico pode ser imprevisível (vendas esporádicas, problemas com fornecimento ou entrega), a saúde financeira do seu negócio flutua!
E algumas dessas flutuações são previsíveis, como vendas pesadas antes das férias de inverno versus meses lentos de verão.
1 – Pratique uma contabilidade impecável.
Isso o configura para uma contabilidade mais precisa, para que seus cálculos de fluxo de caixa estejam corretos.
Reunimos algumas dicas para uma contabilidade fácil, especialmente para uma pequena empresa. (E apenas no caso, aqui está uma atualização sobre a diferença entre escrituração e contabilidade.)
2 – Coloque margens de proteção em seus cálculos.
Ao calcular o fluxo de caixa e as reservas, você não quer cortar toda a gordura. Prepare-se para um dia, mês, trimestre ruim.
Isso também inclui impostos e também inclui os seus dados pessoais como carta de credito contemplada imovel itau que possa ter.
3 – Automatize os pagamentos regulares, entrando e saindo.
Estamos falando de faturas, contas, despesas, recibos – todos os pagamentos regulares que sua empresa faz ou recebe podem (e devem) ser automatizados. Ferramentas tornam isso mais fácil.
Isso não só lhe dá tranquilidade para saber que o dinheiro está indo na direção certa na hora certa, como também os recibos automáticos e as despesas automatizadas ajudam você, seus fornecedores e seus clientes com a contabilidade digital.
4 – Faça o que puder para garantir que os clientes paguem em dia!
O planejamento do fluxo de caixa depende desses prazos. É claro que isso está um pouco fora do seu controle, mas se os atrasos nos pagamentos são um problema para a sua empresa, pense criativamente sobre como pagar as contas pendentes.
A data de vencimento é exibida em destaque na fatura? Chame atenção para isso!
Além disso, assim como você automatiza uma conta ou fatura, você pode automatizar um lembrete de pagamento.
Por exemplo, app envia um e-mail ao seu cliente quando ele perde um prazo. Você pode escolher quantos dias faltam (um dia, uma semana, duas semanas?)
E também personalizar o conteúdo para que a mensagem permaneça em sua voz autêntica.
5 – Use relatórios de equilíbrio ou projeções de fluxo de caixa!
Os relatórios financeiros são essenciais para a sua empresa e os recursos visuais são uma grande ajuda.
Use um software de contabilidade que monitore suas vendas e despesas e, em seguida, produza balanços e outros relatórios sobre suas finanças.
Você pode visualizar padrões históricos, identificar temporadas ou produtos fracos e tomar decisões mais inteligentes sobre o que está por vir.
Administrar um e-commerce realmente não é uma tarefa fácil, principalmente para quem não tem conhecimento financeiro.
Por isso, aproveite essas dicas que demos agora para poder seguir com um bom gerenciamento do seu fluxo de caixa.