Estar online é fundamental para qualquer negócio, seja qual for o segmento ou porta da empresa. É preciso ter uma visibilidade muito maior do que os negócios físicos conseguem alcançar com as estratégias disponíveis de Propaganda e Marketing.
Um negócio virtual pode alcançar e se comunicar com um público de milhões de pessoas que trafegam pelas redes sociais e fazem bilhões de pesquisas todos os dias.
Pensando nisso, um e-commerce pode ser a melhor alternativa para o seu produto ou serviço ser mais visto e aumentar as possibilidades de vendas.
Você quer abrir um negócio online? Veja essas dicas e comece com sucesso!
Negócio online 01 – definir cuidadosamente o nicho do seu negócio
Você quer abrir um e-commerce de venda de ar condicionado? Ótimo, mas qual será o perfil dos seus produtos e para quem você vai vender?
Decidir por vender todos os tipos de aparelho pode ser interessante, mas se a sua clientela é de alto padrão de renda, certamente os aparelhos de parede tradicionais não terão muita saída.
Então você pode decidir vender ar condicionados split e portáteis. Mas você vai vender serviços para eles também? Talvez a região da sua loja não permita. Assim você começa a definir o nicho e será mais assertivo nas decisões seguintes do negócio.
Negócio online 02 – criar sua linha de produtos
Este ponto é fundamental para os investimentos de estoques e equipamentos. Você pode decidir vender aparelhos de uma ou várias marcas.
E isto também vai impactar nas políticas de preços das empresas com o seu negócio, principalmente com aquelas que investem na exclusividade.
Negócio online 03 – montar seu Plano de Negócio
Este é o documento mais importante do se negócio. Nele você vai definir todas as ações e estratégias que acontecerão depois de decidir o que vender.
Precificação, investimentos de abertura, despesas e receitas mensais, margem esperada, tempo de retorno, potencial de clientes, o que investir em marketing, dimensionar pessoal e muitos outros fatores.
Seu negócio online começa a nascer aqui – até agora todos os negócios têm estes passos em comum.
Negócio online 04 – criar o site/blog de qualidade
São os dois principais canais de comunicação digital com seus clientes. E devem ser atraentes visualmente para o seu público-alvo.
Lembre-se: se o layout do seu site/blog fala com seus potenciais clientes, esqueça o quanto ele não é do seu agrado. Não é isso que vai importar para vender. Invista em uma plataforma de criação de sites com boa qualidade.
Mesmo que você saiba desenvolver o site/blog, recomendo contratar um profissional para liberar você para uma série de responsabilidade maiores – contratar pessoal, por exemplo – e ele estudará muito mais a fundo o que é necessário.
Negócio online 05 – definir as ações de marketing
Chegou a hora de decidir como seu negócio vai alcançar e ser visto digitalmente pelo público-alvo. Uma das ações essenciais é ter Redes Sociais.
Não invista em todas, porque algumas são nichadas demais. Avalie se o público predominante da rede social é aquele que poderá se interessar pelo seu produto ao ponto de valor o investimento de recurso e tempo.
Recomendo contratar um profissional de marketing digital para entender os detalhes do negócio e orientar sobre o que é mais eficaz para ele.
Negócio online 06 – criar sua infraestrutura de Telecom
O seu investimento em Telecom é fundamental para dar todo o suporte às operações de venda por telefone e pelo site.
Conforme as definições de equipes, necessidades de internet e servidores e esquema de atendimento telefônico e por whatsapp, você não só precisará comprar equipamentos, mas também poderá decidir sobre formas de contato ativo e receptivo dos clientes.
Algumas delas são o Whatsapp Business e usar os números restritos nas ligações e mensagens, para você ganhar privacidade, evitando ligações incômodas e hora dos horários. Saiba mais em como ligar restrito e se beneficie deste recurso.