Criar animal em apartamento nem sempre é uma boa ideia, pois há condôminos que não gostam dos barulhos provocados por alguns animais, sobretudo, o cachorro.
Mas você sabia que é possível ter um cachorro em um apartamento sem causar discórdia com nenhum dos vizinhos? É preciso muito esforço e paciência, mas algumas coisas podem ser moldadas e resolvidas com algumas estratégias.
Mas claro, o condomínio precisa permitir a criação de pets, do contrário, nada feito. Você quer saber mais sobre esse assunto? Então veja algumas dicas para ter cachorro em apartamento.
Escolha o melhor tipo de cachorro para este ambiente
Se você vai morar em um apartamento que permite a criação de cachorros, então o melhor seria escolher o tipo de cão mais adequado para este ambiente. Você pode optar por aqueles cachorros de portes menores.
Além do porte, você também pode escolher aqueles que são mais fáceis de socializar com pessoas, que são mais mansos.
Agora se você já tem um cachorro e está pretendendo se mudar para um apartamento, seria bom avaliar se a presença do animal não pode colocar em risco a segurança dos outros moradores. Se não houver risco algum, então tente se adequar ao ambiente.
Atenda as necessidades básicas do animal
Os animais têm desejos e necessidades iguais às de nós seres humanos. Mas muitos não entendem isso e acham que as coisas precisam ocorrer no seu tempo. Não é assim!
Cachorro precisa de companhia, precisa fazer as necessidades fisiológicas mais de uma vez ao dia, precisa tomar banho e brincar com outros cachorros. Por isso, tire tempo para passear com seu animal, assim os moradores do condomínio poderão ter um contato com o cachorro.
Outra questão importante é quanto às necessidades fisiológicas do bichinho. É preciso educar o animal para que ele só faça suas necessidades no ambiente correto e você sempre deve apanhar a sujeira deixada pelo animal.
Preze sempre pela segurança
A segurança do animal precisa vir em primeiro lugar. Quando falamos de morar em apartamento, logo precisamos pensar na varanda.
Ao escolher um condomínio para morar, procure um como o Areia Leblon, que contém proteção na varanda e em outros pontos do apartamento. Além disso, é preciso também que o condomínio tenha vigilância e portaria vinte e quatro horas.
Dessa forma, você fica mais tranquilo que seu animal vai estar seguro.
Procure meios para que o animal gaste energia
Um cachorro tem muita energia, independente do tamanho. Por isso, você precisa encontrar meios para que essa energia seja gasta. Quando o animal não tem momentos de exercícios, ele vai distribuir essa energia no ambiente que mora e isso pode causar muitos transtornos para os donos e moradores vizinhos.
Sendo assim, tire tempo para passear e praticar algum exercício junto com ele.
Mantenha o ambiente o mais limpo possível
Manter o ambiente limpo é fundamental para garantir a permanência do seu animal no condomínio.
Já houve casos de pessoas não serem tão cuidadosas com o seu lar e por isso, o mal cheiro se espalhar por algumas partes do condomínio. O resultado não poderia ser outro a não ser uma grande confusão.
Para que isso não aconteça, certifique-se de que seu lar seja limpo com frequência e que não tenha nenhum odor forte.