Na hora de reformar a cozinha, a maioria das pessoas ficam indecisas quanto a novos objetos que podem ter no futuro e que se isso acontecer, uma nova reforma será preciso.
Muitas pessoas que hoje desejam ter um cooktop estão passando por isso. Elas precisam reformar suas cozinhas para incluir esse item tão sofisticado. Mas qualquer esforço vale muito a pena.
Quer saber mais sobre o cooktop? Confira o nosso artigo até o final e fique por dentro de tudo!
O que é cooktop?
Antes de qualquer coisa, precisamos entender do que se trata o cooktop. Ele é um aparelho usado na cozinha para preparar os alimentos, ou seja, para fazer a vez do fogão tradicional.
O que torna esse aparelho diferente do fogão tradicional é que o fogão é grande, espaçoso e tem forno embutido. No caso do cooktop, possui apenas a mesa, dispensando o forno embutido e não ocupa muito espaço.
No entanto, essa peça só pode ser instalada em cozinhas planejadas. Por isso, ao reformar a casa é preciso tomar a decisão de ter esse item muito antes. É algo muito moderno e que deixa qualquer cozinha muito sofisticada.
Quais os tipos de cooktop?
Existem dois tipos de cooktop, modelo a gás e modelo por indução.
O modelo a gás é muito prático, uma vez que segue a mesma linha dos fogões tradicionais a gás. Por isso, sua cozinha não precisa de muitas adaptações.
No caso do cooktop por indução é bem diferente, já que você não vê saindo fogo, ou seja, não há chamas. O que acontece é que o calor é transferido para a panela de forma direta. No entanto, nesse modelo não há desperdício de energia como algumas pessoas pensam.
Como funciona o cooktop?
Como já foi dito, o cooktop pode funcionar a gás ou por indução.
É preciso dizer que os modelos por indução necessitam de panelas adequadas para este tipo de aparelho. Elas precisam ter o fundo de aço ou ferro com pelo menos três camadas. Além disso, é um produto mais caro que o modelo a gás.
No caso do modelo a gás ele funciona quase como um fogão normal, isto é, há chamas, há botões e a ligação é feita de forma direta com o botijão.
Além de tudo isso, é preciso que a cozinha seja planejada, ou pelo menos, que haja um balcão apropriado para instalar o cooktop.
Como limpar o cooktop?
Algumas pessoas imaginam que esse aparelho seja difícil de limpar, mas estão enganadas. Sua limpeza é feita de forma muito fácil e não há necessidade de gastar muito tempo para isso.
Por ter uma superfície de vidro, não há o perigo de alguma comida grudar ou manchar. Sua limpeza pode ser feita com algum produto destinado para este tipo de limpeza.
Sua limpeza precisa ser feita com ele desligado da tomada e somente quando o vidro estiver frio.
Vantagens e desvantagens
Quanto às suas vantagens podemos dizer que esse objeto é muito fácil de limpar, deixa a cozinha mais sofisticada, além de ser ideal para cozinhas pequenas. A grande desvantagem é que para fazer um assado é preciso de forno e ele não tem.